Preço do petróleo avança com sinais de alta na demanda

13/11/2009 10:39

O preço do petróleo nos mercados americano e britânico subiram nesta quarta-feira, influenciadas por sinais de aumento na demanda global da commodity. Porém, o crescimento não foi tão grande devido à influência baixista da valorização do dólar.

Na Nymex (Bolsa Mercantil de Nova York, na sigla em inglês), o barril de petróleo bruto tipo WTI para entrega em dezembro teve alta de 0,29%, para US$ 79,28.

Já na Intercontinental Exchange, em Londres, o barril de Brent para entrega no mesmo mês teve avanço de 0,58%, para US$ 77,95.

Em um dia fraco no mercado americano, o destaque ficou para duas notícias que indicam ampliação da demanda global pela commodity.

A primeira notícia foi o aumento das importações de petróleo pela China, que atingiram 4,5 milhões de barris ao dia, o segundo maior patamar na história do país.

Já durante a tarde, a Opep (Organização dos Países Exportadortes de Petróleo) revisou para cima a sua expectativa de demanda global de petróleo neste ano. Segundo a entidade, a demanda mundial deve cair 1,63% neste ano em relação a 2008 e crescerá 0,89% em 2010, em números levemente mais positivos do que os publicados há um mês.

"A maioria dos sinais apontam para um maior crescimento da demanda mundial de petróleo em 2010; no entanto, os fatores de riscos sublinham a necessidade de cautela", disse a Opep em seu relatório mensal.

O preço da commodity poderia ter subido ainda mais ao longo do dia se não fosse a valorização do dólar ante outras moedas fortes, como o euro. O vaivém na cotação da moeda americana vem sendo o principal fator a ser considerado pelos investidores, já que os contratos de petróleo são usados como proteção para a desvalorização da moeda.

Voltar